quinta-feira, 12 de abril de 2012

Cupcake de Maçã

 Como me foi pedido (e eu não nego quando o assunto é comida), ai vai a receitinha mara de Bolo da Maçã que eu roubei da chef Paula Labaki do LenaLabaki Catering #merchan


 Quem não tiver forma de cupcake pode fazer em uma forma de bolo normal ou ir correndo até uma dessas lojas de coisas legais e bem caras pra cozinhar e adquirir as suas. Eu não gosto quando a forminha de papel fica muito amassada dentro da forma de metal, então eu fico testando em vários tamanhos pra ficarem perfeitos.
 Pra quem não sabe existem milhões de tipos de formas para fazer cupcakes. Vale a pena pesquisar e ver qual você vai amar mais!

Bom, vamo lá... para uma receita de bolo de maçã você vai precisar de:

. 3 xíc. de farinha de trigo
. 2 xíc. de açúcar
. 1 colher de chá de fermento
. 1 colher de chá de bicarbonato
. 1 colher de chá de canela em pó
. 2 ovos
. 3/4 xíc. de óleo
. 3 xíc. de maçã picada em cubos com casca
. 1 xíc. de uva passa (se você gostar)


 Antes de qualquer afobação pra começar logo pique todas as maçãs e coloque em um recipiente com um pouco de água e suco de 1 limão, assim ela não fica preta e feia!
Comece batendo os ovos sozinhos por uns 3 minutos, não precisa bater muito e nem se matar pra fazer clara em neve. Dai você adiciona o açúcar e bate até virar uma mistura fofa e clarinha. Agora é só adicionar a farinha, a canela, o óleo, o bicarbonato e o fermento (eu tenho crenças de que o fermento tem que ser a última coisa se não o bolo não da certo!), quando acabar de bater você vai adicionar os cubos de maçã e uvas passas e misturar com uma colher de pau ou qualquer outra colher.
 Finalmente, pode dar pulos de alegria e começar a colocar nas forminhas preenchendo 3/4 da forma de papel (e relaxa porque ele vai crescer bastante!).
Coloque no forno e NÃO fique abrindo pra ver se ta bom, ele vai estar bom quando a parte de cima estiver rachadinha, dai você abre e enfia um palitinho, se sair seco é porque ta PERFEITO! Tire do forno, deixe esfriar em paz e quando estiver frio, você pode polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro por cima pra ficar assim: 


 Delicia né! Então, faz ai e me conta se deu certo! Se você é geração saúde e acha que ele ta muito gordo você pode substituir a farinha por farinha integral e ao invés de 2 xícaras de açúcar pode colocar uma de açúcar e uma de açúcar mascavo, também fica uma delicia! Uma receita rende mais ou menos 12 cupcakes.



Um comentário:

  1. Delícia demais isso aê! Qualquer dia quando meu inferno astral passar eu tento! beijocaaas

    ResponderExcluir